quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Um dia muito especial




Hoje recebemos a visita do Senhor Zelman Zenek Grosman, sobrevivente do Holocausto. O Senhor Zelman veio nos contar um pouco de sua experiência nos seis campos de concentração onde esteve durante a 2ª Guerra Mundial. Sua visita foi, sobretudo, uma lição de vida para os alunos, professores e funcionários de nossa escola. Deixamos aqui registrado nosso agradecimento por nos relatar experiências tão pessoais e, certamente dolorosas, mas que nos fez refletir sobre a importância da tolerância, amor ao próximo e da dignidade.


Senhor Zelman, com toda a certeza sua história será passada adiante por todos nós, e nossos alunos jamais esquecerão esta lição.





Por ocasião deste encontro o Senhor Zelman Zenek Grosman leu o poema abaixo, de sua autoria.



LEMBRANÇAS DO PASSADO


MINHA MÃE, MEU PAI

Na escuridão da minha vida perdi vocês

Quando mal podia andar com as minhas próprias pernas

Mal conhecia os caminhos da vida a seguir


MINHAS IRMÃS, MEU IRMÃO

Perdi todos quando mal sabia o que é o amor pela família

Aí comecei a rolar para o abismo e fui para o inferno

Lá fiquei durante cinco anos

Quando o destino me tirou de lá

Saí com a alma despedaçada

Comecei a despertar num mundo solitário

Sem ninguém para chorar

A não ser com os pesadelos do inferno que sobrevivi

Novo caminho da vida comecei a procurar

Quando me lembrei que do outro lado do mundo alguns parentes tinha

Foi neles que me agarrei para uma nova vida

Foi um novo renascimento, uma saída na escuridão

Foi um novo amanhecer para uma vida nova

Comecei a namorar, noivei e casei

Com uma garota cheia de bondade, compreensão e bom coração

Que me ajudava a aliviar a minha dor

Tivemos dois filhos e constituímos uma família feliz

Que me trouxeram alegrias e vontade de trabalhar, progredir e vencer

O sol começou a brilhar de novo para mim

Agradeço a Deus e a minha querida esposa por tudo isso.


LEMBRANÇAS INESQUECÍVEIS DE UM EX-PRISIONEIRO DE UM CAMPO DE CONCENTRAÇÃO

Zelman Zenek Grosman




10 comentários:

  1. Infelizmente não pude ir na palestra do Senhor Zelman, mas fiquei sabendo que ele virá no nosso blog, portanto quero deixar uma mensagem aqui, principalmente para ele. Gostaria de agradecê-lo muito, muito mesmo por nos ajudar nesse projeto e, principalmente, por dar uma lição de vida. O poema é lindo, me emocionei bastante quando o li. O Senhor Zelman é muito abençoado, mesmo com tudo que passou. Desejo tudo de bom para ele, afinal é um exemplo para todos nós. E creio que todos que irão fazer a redação, lembrarão do Senhor com muito orgulho por ter conhecido alguém tão especial.

    ResponderExcluir
  2. Hoje pude ver a palestra com o Senhor Zelman, Um homem vitorioso que contou a varias pessoas o que realmente passou no Holocausto e experiências que ele nunca poderá esquecer. Realmente bato palmas para ele, pois ele sim mostrou que foi e é uma pessoa muito forte, e foi um exemplo de um homem que não desistiu de lutar pela sua vida mesmo vendo tantas tragédias ao seu lado... Realmente esse senhor ta de parabéns , e concordo quando ele falou que milagre existe pq só por um milagre ele sobreviveu a tudo o que aconteceu =D

    ResponderExcluir
  3. Vida e Esperança

    Pessoas com uma única certeza
    A certeza de morrer !
    Pessoas que lutavam para sobreviver.
    Por causa de um louco isso veio acontecer.

    A esperança é a última que morre.
    Todos nós somos iguais, somos seres humanos.
    Seres humanos que perderam suas casas,
    suas famílias e até mesmo a própria vida.

    Por que isso ?
    Por raça Pura ?
    Nós não temos raça
    Nós somos seres humanos.

    Somos iguais,
    Rimos, choramos
    Aos que se foram, minhas lembranças !
    Aos que sobreviveram ... Um milagre ! Milagre de Deus !


    Ao senhor Zelman Zenek muito obrigada
    Por passar não só para mim,
    Mas para todo mundo a sua história de vida
    De um ex - prisioneiro de um campo de concentração,
    com muita coragem e superação !

    ResponderExcluir
  4. Com certeza deve ser muito difícil reviver todos aqueles horrores, Sr. Zelman e alguns outros sobreviventes tem uma coragem inexplicável para estar lá à frente de todos contando o que aconteceu, como Sr. Zelman falou: é como se fosse um "filme" passando, as lembranças e sentimentos voltam. Tivemos uma oportunidade muito grande ao ver e ouvir aquele sobrevivente revivendo e descrevendo o "inferno" que ele viu. Eu acho que esse "milagre" aconteceu não só para eles contarem o que aconteceu, mas para nós passarmos adiante essa lição de vida, lição para a nossa vida. Devemos passar adiante as memórias ruins para que elas não se renovem.
    Agradeço ao sr. Zelman Zenek Grosman pela coragem de nos contar uma pequena parte do terror que foi o Holocausto. Uma historia triste, mas uma historia que, creio eu, Deus permitiu para que estejamos preparados quando ouvir algum "louco" como Hitler falando racismos e preconceitos.

    ResponderExcluir
  5. Vim para agradecer ao SR.Zelman por ter se deslocado de sua casa para vir ao nosso colégio contar um pouco do inferno que ele viveu nos campos de concentrções.
    PARAÉNS SR.Zelman por ser um homem tao forte e ter coragem de contar essa história tao sofrida e por econseguir AMAR novamente depois de tanto sofrimento.Tenho certeza de que DEUS te colocou no mundo com o propósito de sobreviver a crueldade de um tirano para mostrar a humanidade que um homem é quem constrói o seu mundo,e se nós pensarmos em um mundo digno é o que construiremos;mas se pensarmos como Hitler só teremos guerra.
    Bob Marley->Enquato a cor da pele for mais imporante que o brilho dos olhos sempre havera GUERRA.

    ResponderExcluir
  6. esse homem é um homem de respeito um exemplo de vida para todos nós.
    ele apesar de ter sofrido tanto continuou sua vida.
    esse homem merese mais doque poucas palavras merese ser muito feliz

    ResponderExcluir
  7. Sr. Zelman,
    Assisti a sua palestra e venho aqui para lhe agradecer, por ter ido à nossa escola contar um pouco do sofrimento que passou, porque sei que não deve ter sido fácil recordar de tudo o que viveu,e agradecer por ter me ensinado que a vontade de viver pode ultrapassar qualquer barreira.
    Vim também para dizer que foi uma honra enorme ter te conhecido, que eu o admiro muito pela coragem, e que desejo que DEUS continue te abençoando, por ter nos levado à certeza de que a violência não leva à nada e que o respeito ao próximo é muito importante.
    As suas palavras e a emoção que o Sr. me fez sentir é algo do qual nunca esquecerei!
    OBRIGADO

    ResponderExcluir
  8. pow ñ vi mas deve ter sido bem interessante perdi q pena

    ResponderExcluir
  9. Senhor Zelman, o senhor não sabe o quanto aprendi com a sua história. Me emocionei ao ver, como o senhor mesmo disse, o milagre que aconteceu em sua vida ! Obrigada por compartilhar com todos nós suas duras lembranças, que pra nós serviu de exemplo e motivação para nunca desistir-mos. Fico feliz em saber que o senhor vive em paz com sua família.
    O senhor é um exemplo de perceverança, e é alguém que sempre vou admirar. Suas palavras nunca vão ser esquecidas, porque o senhor nos deu uma lição de vida .
    Obrigada :]

    ResponderExcluir
  10. poxa superação em pessoa vc e dez zalman. Assinado:Arthur 1902

    ResponderExcluir